Aos 18 dias do mês de maio reuniram-se na sala 10 do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, os seguintes professores membros do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI): Allan Rocha Damasceno, Fabrícia Vellasquez Paiva, Lucília Augusta Lino de Paula e Marília Lopes de Campos, para deliberarem sobre a seguinte pauta, socializada por e-mail aos integrantes do grupo: 1- Apresentação dos pesquisadores do grupo e suas linhas de pesquisa; 2- Apresentação dos demais membros do grupo (alunos de iniciação científica, mestrandos, voluntários); 3- Construção do logo e site do LEPEDI; 4- Estratégias acadêmico-pedagógicas para 2012 (atividades, seminários, entre outras ações); 5- Produção intelectual do grupo em 2012; 6- Assuntos gerais.
Após apresentada a pauta e ratificada que todos os membros tomaram ciência, os presentes passaram a apreciar cada item da pauta. Sobre o primeiro item, após a apresentação dos pesquisadores e discussão sobre suas linhas de pesquisa, foi destacada a importância dos projetos de pesquisa dos membros do grupo se articularem as linhas de pesquisa do LEPEDI. Ficou reconhecida a importância pelos membros de criarem novas/outras linhas de pesquisa consentâneas à proposta do grupo, que congrega pesquisas no campo da diversidade, com destaque para: educação e inclusão das pessoas com deficiência, educação e gênero, educação e diversidade sexual, educação e movimentos sociais, inclusão e educação no/do campo. O professor Allan Damasceno disponibilizou a todos os membros do grupo o login e a senha de cadastro do grupo no Diretórios de grupos de pesquisa do Brasil/CNPq, de forma que, a qualquer momento, os professores membros do grupo poderão incluir e excluir dados relativos as suas linhas de pesquisa pertencentes ao LEPEDI. No segundo ponto de pauta, ficou acordado que, após o período de greve, ocorreria um novo encontro do LEPEDI, congregando todos os pesquisadores e seus respectivos orientandos. Veiculou-se a possibilidade de organização de um seminário de apresentação do grupo à comunidade acadêmica do Instituto de Educação, como atividade de greve, atrelada a posterior confirmação do evento. No terceiro ponto de pauta, o professor Allan Damasceno explicitou a necessidade de se criar um site e um blog para dar maior visibilidade ao grupo de pesquisa, assim como socializar para além da comunidade da UFRRJ as ações de pesquisa, de ensino e de extensão vinculadas ao LEPEDI. Nesse sentido, apresentou aos membros presentes o site de outro grupo de pesquisa com características semelhantes ao LEPEDI. Após o site ter sido apresentado, os membros presentes aprovaram a estruturação do site do LEPEDI com as características semelhantes ao apresentado. O professor Allan Damasceno explicou que o webdesigner do site apresentado havia sido consultado sob a disponibilidade de construção do site do LEPEDI, colocando-se inteiramente à disposição do grupo. Assim, definiu-se que inicialmente o site do LEPEDI seria elaborado por este profissional, ficando a cargo do grupo orientações futuras sobre os conteúdos e possíveis mudanças de layout do site. Contudo, o professor Allan Damasceno esclareceu que para a construção do site deveriam ser escritos pelo grupo algumas informações mais gerais sobre o mesmo, assim como o logo do LEPEDI deveria estar pronto para que o webdesigner iniciasse o trabalho de elaboração do site do grupo. Assim, ficou acordado que os membros presentes enviariam a ideia do logo do LEPEDI, construída coletivamente na reunião, ao professor Bruno Matos, professor de Ensino de Belas Artes do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE), membro colaborador na construção do logo do grupo, para que o mesmo pudesse materializá-lo artisticamente. Concluído o logo e escrito os conteúdos iniciais, se iniciaria a construção do site do LEPEDI. Em relação ao quarto ponto de pauta, o professor Allan Damasceno apresentou a sua ideia de ainda no ano de 2012, após concluído o período de greve, os membros do LEPEDI elaborarem um calendário de atividades com seminários, palestras, entre outras ações, objetivando dar maior visibilidade ao grupo na Instituição. Os membros presentes ratificaram por unanimidade a proposta. No quinto ponto de pauta, o professor Allan Damasceno apresentou criticamente as demandas postas pelas agências de fomento as pesquisas no Brasil no que se refere à produção acadêmica dos pesquisadores/professores das universidades brasileiras. Assim, após estabelecer a reflexão crítica sobre o produtivismo que assola e ameaça a produção intelectual no Brasil, esclareceu que como explicita o filósofo Adorno, pensador que fundamenta suas pesquisas, é necessário “se adaptar para emancipar”. Destacou a importância da produção acadêmica dos pesquisadores do grupo, incluindo seus orientandos, com vistas à obtenção de recursos que viabilizem a aquisição de bens materiais e bolsas de pesquisa para o LEPEDI. Os membros presentes manifestaram total acordo com as palavras do professor, destacando que “produção não significa produtivismo”, ou seja, que a preocupação central do grupo é a produção do conhecimento no campo epistêmico da educação e diversidade, sem se atrelar aos valores da competição e da desumanização postos no produtivismo que assola a universidade brasileira. Passado ao último ponto de pauta, confirmou-se a necessidade de se agendar por e-mail um próximo encontro, terminado o período de greve. Sem mais, foi lavrada presente ata.