Histórico

Breve histórico da criação do LEPEDI

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI) teve sua origem no ano de 2011, quando um grupo de professores da área de educação da UFRRJ, interessados em aprofundar e relacionar seus estudos e pesquisas no campo da Educação e Diversidade, se reuniu e constituiu o Laboratório. Uma das observações principais, à época, era que as pesquisas produzidas de forma isolada poderiam se articular no campo de confluência da INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO, considerando o eixo da DIVERSIDADE como fio da tessitura dos estudos e pesquisas dos professores. Assim, em agosto do ano de 2011 nascia o Grupo de Pesquisa. Foram seus fundadores os professores Allan Damasceno (DTPE/IE/UFRRJ), Fabrícia Vellasquez (DTPE/IE/UFRRJ), Lucília de Paula (DTPE/IE/UFRRJ) e Marília Campos (DES/IM/UFRRJ).

Relação Institucional na UFRRJ

No momento histórico da sua criação, o LEPEDI possuía professores vinculados aos Departamentos de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE), do Instituto de Educação (IE), localizado em Seropédica, e ao Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Instituto Multidisciplinar (IM), localizado em Nova Iguaçu. Logo após a sua criação, o grupo de pesquisa foi certificado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq. Na ocasião, estava vinculado à Pós-graduação considerando a participação do Prof. Allan Damasceno no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDuc), na linha de pesquisa “Desigualdades sociais e Políticas educacionais”, e da Profª. Lucília de Paula no programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA), no campo “Gestão e Educação no ensino agrícola”.

Objetivos e eixos epistemológicos das pesquisas na criação

Os movimentos sociais em prol da inclusão escolar, articulados com as Políticas públicas, afirmam a educação como direito humano e social para todos os indivíduos. Para tal, urge o desenvolvimento de projetos educacionais que contemplem a afirmação da democratização da escola contemporânea para estudantes e professores.

Nesse sentido, o presente laboratório reúne diferentes perspectivas epistêmicas e metodológicas de seus pesquisadores, com o objetivo precípuo de fomento à pesquisa e produção do conhecimento na área da Educação, Diversidade e Inclusão, em todos os níveis e modalidades de ensino, considerando os seguintes eixos epistemológicos:

* Educação, Inclusão e Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais;
* Educação, Inclusão e Diversidade Sexual e de Gênero;
* Educação, Inclusão e Movimentos Sociais;
* Inclusão e Educação no/do Campo.

Participantes do grupo na criação

Participavam do grupo professores dos diversos níveis de ensino (Superior, Médio e Fundamental) e modalidades (EJA, Educação Profissional, Educação Especial), mestrandos em educação e estudantes de diversas licenciaturas. O grupo sempre esteve aberto a receber todos os interessados em realizar estudos e pesquisas, considerando os seus eixos epistemológicos.

ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO

LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Aos 18 dias do mês de maio reuniram-se na sala 10 do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, os seguintes professores membros do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI): Allan Rocha Damasceno, Fabrícia Vellasquez Paiva, Lucília Augusta Lino de Paula e Marília Lopes de Campos, para deliberarem sobre a seguinte pauta, socializada por e-mail aos integrantes do grupo:

1- Apresentação dos pesquisadores do grupo e suas linhas de pesquisa;
2- Apresentação dos demais membros do grupo (alunos de iniciação científica, mestrandos, voluntários);
3- Construção do logo e site do LEPEDI;
4- Estratégias acadêmico-pedagógicas para 2012 (atividades, seminários, entre outras ações);
5- Produção intelectual do grupo em 2012;
6- Assuntos gerais.

Após apresentada a pauta e ratificada que todos os membros tomaram ciência, os presentes passaram a apreciar cada item da pauta. Sobre o primeiro item, após a apresentação dos pesquisadores e discussão sobre suas linhas de pesquisa, foi destacada a importância dos projetos de pesquisa dos membros do grupo se articularem as linhas de pesquisa do LEPEDI. Ficou reconhecida a importância pelos membros de criarem novas/outras linhas de pesquisa consentâneas à proposta do grupo, que congrega pesquisas no campo da diversidade, com destaque para: educação e inclusão das pessoas com deficiência, educação e gênero, educação e diversidade sexual, educação e movimentos sociais, inclusão e educação no/do campo. O professor Allan Damasceno disponibilizou a todos os membros do grupo o login e a senha de cadastro do grupo no Diretórios de grupos de pesquisa do Brasil/CNPq, de forma que, a qualquer momento, os professores membros do grupo poderão incluir e excluir dados relativos as suas linhas de pesquisa pertencentes ao LEPEDI. No segundo ponto de pauta, ficou acordado que, após o período de greve, ocorreria um novo encontro do LEPEDI, congregando todos os pesquisadores e seus respectivos orientandos. Veiculou-se a possibilidade de organização de um seminário de apresentação do grupo à comunidade acadêmica do Instituto de Educação, como atividade de greve, atrelada a posterior confirmação do evento. No terceiro ponto de pauta, o professor Allan Damasceno explicitou a necessidade de se criar um site e um blog para dar maior visibilidade ao grupo de pesquisa, assim como socializar para além da comunidade da UFRRJ as ações de pesquisa, de ensino e de extensão vinculadas ao LEPEDI. Nesse sentido, apresentou aos membros presentes o site de outro grupo de pesquisa com características semelhantes ao LEPEDI. Após o site ter sido apresentado, os membros presentes aprovaram a estruturação do site do LEPEDI com as características semelhantes ao apresentado. O professor Allan Damasceno explicou que o webdesigner do site apresentado havia sido consultado sob a disponibilidade de construção do site do LEPEDI, colocando-se inteiramente à disposição do grupo. Assim, definiu-se que inicialmente o site do LEPEDI seria elaborado por este profissional, ficando a cargo do grupo orientações futuras sobre os conteúdos e possíveis mudanças de layout do site. Contudo, o professor Allan Damasceno esclareceu que para a construção do site deveriam ser escritos pelo grupo algumas informações mais gerais sobre o mesmo, assim como o logo do LEPEDI deveria estar pronto para que o webdesigner iniciasse o trabalho de elaboração do site do grupo. Assim, ficou acordado que os membros presentes enviariam a ideia do logo do LEPEDI, construída coletivamente na reunião, ao professor Bruno Matos, professor de Ensino de Belas Artes do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE), membro colaborador na construção do logo do grupo, para que o mesmo pudesse materializá-lo artisticamente. Concluído o logo e escrito os conteúdos iniciais, se iniciaria a construção do site do LEPEDI. Em relação ao quarto ponto de pauta, o professor Allan Damasceno apresentou a sua ideia de ainda no ano de 2012, após concluído o período de greve, os membros do LEPEDI elaborarem um calendário de atividades com seminários, palestras, entre outras ações, objetivando dar maior visibilidade ao grupo na Instituição. Os membros presentes ratificaram por unanimidade a proposta. No quinto ponto de pauta, o professor Allan Damasceno apresentou criticamente as demandas postas pelas agências de fomento as pesquisas no Brasil no que se refere à produção acadêmica dos pesquisadores/professores das universidades brasileiras. Assim, após estabelecer a reflexão crítica sobre o produtivismo que assola e ameaça a produção intelectual no Brasil, esclareceu que como explicita o filósofo Adorno, pensador que fundamenta suas pesquisas, é necessário “se adaptar para emancipar”. Destacou a importância da produção acadêmica dos pesquisadores do grupo, incluindo seus orientandos, com vistas à obtenção de recursos que viabilizem a aquisição de bens materiais e bolsas de pesquisa para o LEPEDI. Os membros presentes manifestaram total acordo com as palavras do professor, destacando que “produção não significa produtivismo”, ou seja, que a preocupação central do grupo é a produção do conhecimento no campo epistêmico da educação e diversidade, sem se atrelar aos valores da competição e da desumanização postos no produtivismo que assola a universidade brasileira. Passado ao último ponto de pauta, confirmou-se a necessidade de se agendar por e-mail um próximo encontro, terminado o período de greve. Sem mais, foi lavrada presente ata.

Imagens do Seminário de Apresentação das Atividades do LEPEDI
a Comunidade da UFRRJ

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