Este núcleo integra um dos três eixos epistemológicos/investigativos do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI), tendo por objetivo o estudo sobre teatro e manifestações culturais populares como instâncias educacionais/pedagógicas da inclusão de pessoas/grupos das classes populares, na cidade e no campo, em situação de vulnerabilidade social.
Trata-se de um complexo discurso conceitual e analítico o que tem situado a vulnerabilidade social como o resultado negativo da relação entre a disponibilidade dos recursos materiais ou simbólicos dos atores, sejam eles indivíduos ou grupos, e o acesso à estrutura de oportunidades sociais, econômicas, culturais que proveem do Estado, do mercado e da sociedade (ABRAMOVAY, CASTRO, PINHEIRO, LIMA, MARTINELLI, 2002).
Nesse sentido, as perspectivas de pesquisas deste núcleo buscam caracterizar e promover atividades teatrais e manifestações culturais populares, bem como refletir e debater como essas questões em situação de vulnerabilidade social se relacionam com as possibilidades de se constituir culturas, políticas e práticas de inclusão para além do âmbito do sistema/rede educativo(a) tradicional.